Gordura abdominal: dicas de como perder de vez

Você já deve ter ouvido dizer que a gordura localizada no abdômen é a mais difícil de perder, não é mesmo? Existem diversos fatores que influenciam no acúmulo e na perda da gordura abdominal, entre eles a alimentação e a prática de exercícios físicos. Neste post, explicaremos mais sobre os tipos e causas e como queimar gordura abdominal de uma vez por todas além de dicas de hábitos que ajudam a perder gordura abdominal. Confira!

Seja pela saúde ou pela estética, eliminar gordura abdominal é um desejo comum de muitas pessoas. Independentemente da razão, adotar um estilo de vida com exercícios regulares e hábitos saudáveis não apenas ajuda a alcançar um abdômen mais tonificado, como também traz uma série de benefícios à saúde geral e ao bem-estar emocional.

Quais são os tipos de gordura abdominal?

Alguns fatores influenciam o acúmulo de gordura localizada no abdômen, como a idade e a genética, tornando a queima dela mais difícil graças a alguns receptores que dificultam a liberação de gordura ou a quebra dos adipócitos (estruturas responsáveis pelo acumulo de gordura). A gordura abdominal se acumula de duas formas: na camada subcutânea e na visceral.

A subcutânea é a camada mais profunda da pele e seu primordial e talvez, maior incomodo é o estético. Já a gordura que fica na camada visceral é localizada no interior da cavidade abdominal e está constantemente em atividade metabólica. Esse tipo de gordura localizada altera as taxas do organismo, prejudica o funcionamento dos órgãos e aumenta o risco de doenças, como o diabetes.

Como “queimar” gordura abdominal?

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o ideal para quem quer queimar gordura abdominal de uma vez. Ademais alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal. Além deles, os termogênicos naturais como canela, gengibre, pimenta e café aceleram o metabolismo e a temperatura interna do corpo, ajudando na queima de gordura.

A hidratação do corpo é outro fator que influencia o combate a gordura localizada, pois se há grande ingestão de fibras e baixa ingestão de água, o efeito será contrário, podendo gerar gases e constipação. A água hidrata as fibras e auxilia na eliminação de toxinas do organismo, porem um fator antagônico a isso é o cortisol que em excesso no sangue, favorece o acúmulo de gordura na região do abdômen.

Formas de perda de peso

– Caminhada: Para quem não faz nada, o ideal é começar com a caminhada, busque alternar a mais leve com a mais acelerada, por ao menos 30 minutos por dia. além disso, é corrida.

– Treino, e não exercício: Não existe um ou outro bom exercício para queimar gordura. Existem metodos que  um pode usar se necessário.

– O HIIT:  Certamente é uma boa opção para quem quer queimar calorias de uma forma mais rápida, além de tonificar a musculatura.

Evite o estresse

O estresse crônico pode aumentar os níveis de cortisol, que está associado ao acúmulo de gordura abdominal.

Em suma, práticas de relaxamento, como meditação, reduzem esse hormônio no corpo, melhorando o controle da gordura abdominal.

 

Rolar para cima